22 maio 2013

Cansaço e fadiga

Assumi recentemente e sem que o pudesse prever, responsabilidades profissionais que têm limitado o meu tempo disponível para actualizar o Virar a Página. Como tudo na vida, não será uma situação permanente. Em breve o Virar a Página voltará a ser actualizado com maior regularidade.

As duas últimas semanas têm sido muito intensas. O cansaço começa a dar sinais. É tempo de agir e evitar que se transforme em fadiga.

Fadiga é mais do que cansaço. O cansaço rende-se a um banho relaxante, uma massagem, uma boa noite de sono, uma refeição equilibrada e duas boas gargalhadas. A fadiga exige mais do que isso. Quando se instalam a falta de vigor físico, a dificuldade de concentração e a letargia, é necessário tomar medidas de fundo e investir numa recuperação gradual e robusta.

Se sente o cansaço a apertar e quer evitar que a fadiga se instale, junte-se a mim na reivindicação por mais tempo e energia. Partilho consigo a minha estratégia. Vamos juntos combater o cansaço e evitar a fadiga:

  • Procure levantar-se um pouco mais cedo do que o habitual
  • Comece o dia devagar com um bom pequeno almoço
  • Aproveite para planear o resto do dia
  • Reveja a sua agenda, tarefas e horários
  • Priorize as tarefas urgentes e importantes
  • Concentre as tarefas mais exigentes para o período do dia em que se sente mais enérgico
  • Reserve tempo para refeições e pequenas pausas
  • Pratique exercício físico: fazer pequenos percursos a pé ou simples alongamentos são um bom começo
  • Induza rotinas de sono à noite e procure deitar-se 30min a 1h mais cedo do que o habitual

Experimente e faça-me saber se resulta tão bem consigo, como tem resultado comigo!

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