07 maio 2013

5 dicas para um final de ano lectivo bem sucedido

E em dia de realização de exames nacionais para os alunos do 4º ano, o assunto não podia ser outro: um final de ano lectivo bem sucedido!

Para quem já deixou a escola à muitos anos, recordar esses tempos é como fazer uma viagem que deixa saudades: das amizades, do cheiro dos livros, da diversão, das primeiras paixões, do giz a chiar no quadro, da fila do bar, das aventuras.

À distância recordam-se menos as noites de estudo na véspera de teste, as aulas maçadoras com matéria que parecia servir para nada, uma apresentação oral perante toda a turma, as notas abaixo do esperado ou a pressão para subir uma média final.

Ser estudante pode ser difícil e stressante! E apesar disso, todos esperam que os resultados sejam brilhantes!

Sei que estamos na recta final deste ano lectivo e que talvez vos pareça que o tema é extemporâneo, que devia falar-vos de sucesso académico lá mais para Setembro. Mas, digo-vos: é mesmo nesta altura que o cansaço aperta e todos os estudantes precisam de motivação e ânimo.

Crianças e jovens: vocês têm toda a minha compreensão e empatia!

Só para vocês, 5 dicas para um final de ano lectivo de empenho e sucesso:

  • Não compares os teus resultados aos resultados dos outros! Tu tens um potencial extraordinário para seres bem sucedido.  Não deixes que o teu sucesso se meça pelo sucesso dos outros. Usa o teu próprio potencial. Revela-o e faz dele a alavanca perfeita para seres bem sucedido.
  • Mantém-te focado! Onde é que queres chegar? O que é que queres para ti? Tudo o que fizeres, fá-lo por ti e não porque achas que é o que alguém quer. Estabelece metas e objectivos. Lembra-te deles para te motivares nos momentos mais difíceis.
  • Descobre os teus valores e vive de acordo com eles! Aprender não é apenas saber o que te ensinam nas aulas. Aprender é usar o que te ensinam para defenderes aquilo em que acreditas. Conheceres os teus valores, vai ajudar-te a ver a big picture do teu percurso académico e da tua vida.
  • Muda aquilo que não estiver a resultar! Se os teus hábitos e métodos de estudo não estão a resultar, muda-os! Se queres resultados diferentes, faz diferente! Se não sabes o que mudar ou como mudar, pede conselhos, procura ajuda.
  • Pára de te queixar e faz o que tens de fazer! O queixume só vai atrasar-te e atrapalhar-te. Estudar tem tudo a ver com dares o máximo de ti. E o teu máximo não é queixares-te e resmungares, pois não?! Dá o melhor de ti! 

Ânimo! O ano lectivo está quase a acabar! Motivação e empenho nesta altura só vão compensar! 

1 comentário:

  1. concordo plenamente com essas 5 dicas, são interessantes, úteis e são bem capaz de ajudar quem mais precisa, como que o único 2 que tenho na pauta é a matemática, gostava de subir, mas matemática de 8ºano não é pêra doce, por mais que me esforce é complicado...

    ResponderEliminar